Sou mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário; estou atualmente a ensinar, conhecendo bem a realidade das Aprendizagens Essenciais. Professor, explicador, preparador para exames, a minha experiência passou por diversos contextos de ensino, sendo que prezo por um lado a exigência e por outro a atenção ao aluno na sua unicidade. Dito isto, cada aluno é uma pessoa singular, com necessidades e recursos diferentes, o que implica a utilização de estratégias diferenciadas que façam sentido para AQUELE aluno.
A metodologia é de desenvolvimento de trabalho acompanhado de feedback o mais personalizado possível: pela minha experiência, um aluno melhora na medida em que sabe onde e como erra. Assim, mais do que "dar aulas" ou "dar explicações", considero-me um coach pedagógico - eu preparo os alunos em função dos desafios que vão enfrentar, desenvolvendo as suas competências na medida das suas necessidades específicas. Os momentos pedagógicos são momentos em que, como num treino, o erro tem que estar presente para que possa ser, em conjunto com o aluno, identificado, corrigido e superado - e só assim o aluno pode progredir autorregulando a sua aprendizagem: sabendo o que faz bem, o que faz mal e como superar essas dificuldades da melhor maneira. Preparações para exame - consultar site: https://sites.google.com/view/explicafilosofia
60 minutos
1